Como preparar o chá perfeito

Chá é a bebida mais consumida no mundo após a água. Claro que ajuda muito o fato de a China e a Índia serem grandes consumidores, mas o Brasileiro também está cada vez mais apaixonado por chá. Evocê sabe preparar um bom chá?

Como já falamos aqui há vários tipos de chá, e cada um tem seu preparo para conseguir tirar o melhor sabor. Mas o primeiro passo é igual para todos: achar um chá de qualidade (veja a nossa seleção de chás).

O segundo passo é utilizar uma água de qualidade. Isso mesmo. Apesar do dito popular, água sim tem sabor. Especialistas de chá olham inclusive o pH da água evitando as muito ácidas. Para o dia a dia, porém, se preocupe apenas em não usar a água da pia, pois ela tem cloro, o que altera o sabor do chá. Escolha de preferência água mineral, e se não for possível, use água filtrada em casa.

O terceiro passo é a temperatura da água e isso muda de chá para chá.

CHÁ PRETO
A temperatura ideal para fazer um chá preto é de 90° a 95°C. Se você não tem um termômetro, não tem problema – basta apagar o fogo quando as bolhas de fervura começam a sair do fundo do recipiente, antes de borbulhar mesmo (para quem está na altitude de São Paulo mais ou menos). Outra opção é deixar ferver a água e deixar ela esfriar por um minuto.

OOLONG
Os chás Oolongs possuem temperatura similar ao chá preto (85° e 95°C), então siga as mesmas coordenadas.

CHÁ BRANCO
Ele deve ser preparado em uma temperatura que fique entre 75° a 80°C. A água chega em torno dessa temperatura (para quem está na altitude de São Paulo mais ou menos) quando começa a juntar bolhas grandes no fundo do recipiente, e bolhas menores começam a vir à superfícies pelas bordas.

CHÁ VERDE
Mais delicado, o chá verde pede temperaturas mais baixas — entre 65° e 70°C é suficiente. A água tende a chegar a essa temperatura quando começam a formar pequenas bolhas de ar no fundo do recipiente

Em um chá de qualidade 1 a 2g bastam para uma xícara de infusão. E assim chegamos ao quarto passo: o tempo. É um mito que o chá tem um tempo exato de infusão. Os chineses, inclusive, fazem uma infusão num recipiente médio, mas bebem os chás em pequenas xícaras (como na imagem de capa). Com esse ritual eles conseguem a cara xícara pegar um tempo de infusão diferente e ver a evolução do chá.

A maioria dos locais dizem para deixar o chá de 3 a 4 minutos em infusão simplesmente porque não possuem chás de muita qualidade e com menos tempo de infusão o gosto será muito fraco. Em chás de qualidade recomendamos um a dois minutos de infusão para começar, e a partir daí você pode extender o tempo para achar a sua receita favorita!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *