Frango marinado no yogurt e zatar

O Za’atar (na grafia original) é o o mix de ervas mais tradicional do Oriente Médio. Cada família tem sua dosagem e receita tradicional (mas o tomilho oriental e o sumagre são essenciais, sem eles, não existe Za’atar). O tempero é muito usado em pães, como o pita, mas também para temperar carnes, frangos e peixes, assados, legumes e ensopados. Se você está procurando uma inspiração veja essa receita do site Panelinha (dica de um leitor) de Frango marinado no yogurt e zatar!

INGREDIENTES
4 bifes de frango (100 g cada)
1 pote de iogurte natural (170 g)
1 ½ colher (chá) de zatar
raspas de 1 limão
azeite a gosto

MODO DE PREPARO
1. Numa tigela, misture o iogurte, o zatar, as raspas de limão e 1 colher (sopa) de azeite. Transfira a marinada para um saco com fechamento hermético e acrescente os bifes de frango. Misture a marinada e feche o saco tentando tirar o máximo de ar que conseguir e deixar plano – assim a marinada cobre toda a superfície dos bifes. Leve para a geladeira para marinar por até, no máximo, 30 minutos. Não deixe passar muito do tempo pois o limão pode cozinhar o frango.

2. Leve uma frigideira média ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 2 colheres (chá) de azeite. Com uma pinça, retire os bifes da marinada, deixando escorrer bem o líquido e disponha um ao lado do outro na frigideira (se sua frigideira for pequena, grelhe 1 bife de cada vez). Tempere com sal a gosto e deixe dourar por 2 minutos de cada lado. Transfira para um prato e cubra com uma tampa enquanto prepara o molho.

3. Desligue o fogo da frigideira. Regue a marinada na frigideira e mexa bem com um batedor de arame para dissolver os queimadinhos e incorporar o sabor do grelhado. Volte a frigideira ao fogo baixo e mexa até ferver e formar um molho encorpado. Sirva os bifes com o molho.

Aqui na IndieTaste você encontra o Za’atar da SpiceLab, uma receita de família que possui tomilho, orégano, sumagre, gergelim tostado, cominho e sal rosa.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *