Chá: entenda os tipos e diferenças

Chá é a segunda bebida mais consumida no mundo — perdendo só para a própria água. Mas ainda há muito que o senso comum não sabe sobre o chá.

O nome “chá” é dado não só para a bebida, como para a sua planta de origem, a camellia sinensis. É dela que vem todos os chás — o chá preto, verde, branco etc. Aqui no Brasil chamamos também de chá o “chá de capim santo”, “chá de camomila”, “chá de erva cidreira” e por aí vai… Mas tecnicamente essas bebidas não poderiam ser nomeadas assim. Não tendo a camellia sinensis na composição, elas são, na verdade, infusões.

Como dissemos, todos os tipos de chá, originam da mesma folha — da camellia sinensis. O que muda de um para o outro é o tratamento que as folhas recebem após a colheita.

Colheita de chá
Secagem das folhas

Chá branco: é o chá que passa por menos tratamento, que não sofreu praticamente nenhuma oxidação.
Chá verde: nele deixa-se as folhas oxidarem um pouco. A oxidação então é parada pela aplicação de calor, que através de vapor, um método tradicional japonês, ou em bandejas quentes — o método tradicional chinês.
Chá preto: oxidação substancial. (Temos um maravilhoso no site).
Oolong: cuja oxidação é parada entre o chá verde e o chá preto.

Há outros chá que recebem um tratamento especial. Um deles é o Lapsang souchong de Fujian, China. Este é um chá preto fumado, isto é, secado usando fogueiras de pinho. Outra variedade que agora está ganhando popularidade é o Pu-erh, um chá preto fermentado. Originalmente ele sofria fermentação por atravessar longas viagens, e o tempo e o calor o modificavam. Hoje há Pu-erhs que são envelhecidos e fermentados controladamente.

E você, qual é seu chá favorito?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *