Qual é a composição do gim?

Antes pouco consumida pelos brasileiros, o gin (ou gim) vem se tornando cada vez mais popular. Mas do que é feito o gin? Qual é a sua composição?

O gin é uma aguardente aromática, sendo um é destilado à base de cereais que posteriormente passa por um processo de infusão com zimbro e outras especiarias. Destacamos o zimbro, pois ele exigido por lei para que o produto final seja chamado de fato de gin. Já as demais especiarias (ou botânicos) variam de marca para marca, e dão o toque de personalidade individual de cada gin. As mais recorrentes são: canela, cascas de frutas cítricas, sementes de coentro, pimenta-da-jamaica, raiz de alcaçuz, pimenta-do-reino, cássia, farinha de amêndoa e outros.

No Brasil temos novas marcas inovando e trazendo sabores brasileiros para a composição de seus gins. A marcar brasileira Virga (conhecida como o primeiro gin artesanal do Brasil) usa o pacová, também conhecido como o cardamomo brasileiro. Já a Amázzoni, usa — como indica o nome — botânicos amazônicos como  como maxixe, cacau, castanha-do-pará,  cipó-cravo, aroeira e semente de vitória-régia.

Ambos são Dry Gin (também conhecido como London Dry Gin ou gim seco), que é o tipo de gin mais conhecido mundialmente. Ele recebe essa qualificação pois em sua fabricação não pode haver adição de essências nem de adoçantes.

Em um próximo artigo falaremos dos outros tipos de gins existentes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *