O que é Chocolate Bean-to-bar?

A expressão “Bean-to-bar” virou sinônimo de bom chocolate, mas o que ela significa? A expressão vem da frase em inglês “From bean to bar”, que significa, literalmente, “Da amêndoa à barra”, ou seja, uma produção em que um único fabricante participa de todas as etapas da criação do chocolate, do cacau até as barras finais.

E por que participar de todas as etapas? Para extrair o melhor do cacau e conseguir a barra mais deliciosa possível.

O chocolate assim como o café dependem da qualidade de sua matéria prima, mas não basta só qualidade no pé. É preciso entender o melhor processamento para valorizar os sabores e aromas tanto do café, quanto do cacau. Como toda boa alquimia gastronômica, é preciso respeitar os ingredientes.

Além disso, como o vinho, o cacau também tem terroir. O mesmo fruto plantado em uma região terá uma paleta de sabor diferente do que se plantado em outra e isso pode fazer toda a diferença na hora de criar a barra. E um chocolate bean-to-bar vai trazer essa experiência para que o come! Degustar cada barra não como mais uma entre tantas outras, mas como única, trazendo o sabor de um local, de uma safra e de um chocolatier.

Isso é possível porque o chocolate bean-to-bar também tem a característica de ser um chocolate puro, ou seja sem aditivos. Suas barras são, se não integralmente, praticamente, sólidos de cacau e açúcar. Diferente da maioria dos chocolates comerciais que mal atingem a porcentagem mínima obrigada por lei de um chocolate (25% no Brasil, 35% na Europa), e que recebem adição de gorduras hidrogenadas, adoçantes, conservantes entre outros aditivos.

O nome chocolate bean-to-bar começou nos Estados Unidos há menos de duas décadas, mas ele caracteriza, como vemos, um movimento de que não propõe novidades, e sim um retorno ao que uma vez já tínhamos: comida produzida por pessoas através da seleção dos melhores ingredientes possíveis.

Quer conhecer alguns chocolates bean-to-bar brasileiros? Confira nossa seleção no site! Um deles é a Mission Chocolate que você pode ler mais sobre aqui!

E saiba mais do potencial do chocolate brasileiro neste nosso artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *