A História do Panettone

Aqui no Brasil associamos sempre natal a panttone, mas é só assistir a alguns filmes natalinos para ver que a tradição deliciosa não conquistou o resto do mundo. A receita é tão importante no nosso natal que esquecemos que ela, na verdade, é italiana.

O doce típico de Milão se espalhou por quase toda Itália, mas chegou ao Brasil apenas com os imigrantes da segunda guerra mundial. Aqui foi comercializado em maior escala pela primeira vez em 1848 pela Bauducco. Assim, nós nos acostumamos a comer sempre os panettones industriais, e só agora começamos a ver produções artesanais em São Paulo, mas lá na Itália a história não se deu assim.

Até o começo do século XX a maioria dos padeiros produziam artesanalmente. Foi só quando a indústria cresceu que começaram a produção industrial. Em Milão, porém, você pode achar ainda muitos padeiros produzindo artesanalmente. E tem até um selo da câmera de comércio que certifica este produto artesanal, e determina exatamente os ingredientes e proporções entre eles a serem usados, inclusive falando que devem ser feitos com fermentação natural. Não precisa nem falar que chocotone foi uma invenção nossa, né?

Se a receita é medida exatamente, a história do panettone é um pouco mais difusas. Há duas lendas que contam da sua criação. Uma delas narra que o doce foi feito por um homem que, apaixonado pela filha de um padeiro, inventou uma receita irresistível para aumentar as vendas e conquistar a aprovação do futuro sogro. A segunda, é que um cozinheiro, chamado Toni, estava preparando uma importante ceia de Natal para os nobres locais, porém esqueceu uma das tortas que seriam servidas no forno, queimando-a. No desespero, pegou os ingredientes que sobraram das outras receitas fez um novo doce, que foi recebido com grande sucesso. Assim ele o batizou de “pane di Toni” (o pão do Toni), que virou “panettone”.

Aqui em São Paulo há alguns padeiros que fazem o produto artesanalmente. O número não é grande, pois além de não termos tradição, é uma receita bem difícil e trabalhosa, que leva quase 3 dias para ser feita completamente. Mas há sim como provar um bom panettone. Recomendamos muito a Leveda, o Santiago Pães, a IZA, a Beth Bakery, além do Sauro, o italiano chef do Friccò que vende seus panettones o ano todo sob encomenda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *