Conheça o Cogumelo Yanomami que venceu o Prêmio Jabuti

O livro Ana Amopö: Cogumelos Yanomami foi o  vencedor da 59a. edição do Prêmio Jabuti (na categoria Gastronomia), o principal prêmio literário brasileiro a principal premiação literária do país. O livro é mais um lindo resultado de valorização e disseminação dos ingredientes nativos e indígenas.

A publicação é uma catalogação de cogumelos comestíveis indígenas, e é o resultando do trabalho de pesquisadores indígenas na Terra Yanomami, mas precisamente na região do Awaris (extremo noroeste de Roraima), e é uma parceria do Instituto SocialAmbienta (ISA), do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), do Instituto de Botânica de São Paulo, do Instituto Federal de São Paulo, do Instituto de Micologia de Tottori, no Japão e da UFMG. A obra foi escrita em sanöma, uma das línguas  Yanomami, e traduzido para o português

Entende-se que temos mais de 15 espécies diferentes de cogumelos comestíveis na região, sendo um deles, batizado de Cogumelo Yanomami tornou-se o 1º cogumelo comestível nativo da Amazônia a ser comercializado. A comercialização é uma parceria com o Instituto ATA e busca trazer uma fonte de renda para essas comunidades.

O livroão está disponível para venda, mas o Cogumelo Yanomami pode ser comprado inteiro ou em pó no espaço do Instituto ATA no Mercado de Pinheiros, em São Paulo, e na loja online do ISA. Além disso é possível encontrar o ingrediente em pratos de alguns restaurantes de São Paulo, como no Dalva e Dito do chef Alex Atala (foto de capa pelo site Viagem & Gastronomia). Você também encontra receitas de como usá-lo neste site.

Bom apetite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *