Como armazenar um azeite de oliva

Azeite de Oliva é um dos ingredientes mais deliciosos da culinária. Como base pra preparação, ou toque de finalização, não tem que não goste. É até um dos poucos assuntos onde tem consenso até entre nutricionistas! Veja só! Mas sabemos que não é barato. Claro, além de todo o trabalho no cultivo, colheira e prensagem, oliveiras demoram 15 anos para dar o primeiro fruto, e só dão olivas uma vez por ano! Então se vamos investir em um azeite bom, devemos cuidar bem dele não, é? Pois é! Por isso pegamos dicas com a azeitóloga Laura do Azeite Seu Dia de como armazenar um bom azeite (e você pode comprar os melhores azeites artesanais do Brasil aqui conosco)!

SOMBRA E AR FRESCO
O azeite tem vidro escuro exatamente porque a luz acelera sua oxidação (aí já vai uma dica extra, se o azeite estiver em vidro claro, desconfie da qualidade). O mesmo acontece com o calor, então o melhor lugar para guardar o azeite é um armário fechado.

LONGE DO FOGÃO E DA PIA
O armário, para ficar longe do calor, claro, não deve estar perto do fogão. Mas guardar o azeite embaixo da pia também não é uma boa! A umidade também não vai bem com o azeite.

TAMPADINHO
Parece redundante, mas o oxigênio também acelera a oxidação! Por isso mantenha a garrafa sempre fechada quando não estiver usando! Também prefira azeites que tenha um fecho mais seguro, isso ajuda bem.

AZEITE NÃO É VINHO
Pelo mesmo motivo, a garrafa de azeite dever ser mantida sempre na vertical. Isso diminui a área de contato do líquido com o ar que já existe dentro da garrafa e, consequentemente, retarda o processo de oxidação.

GARRAFA LIMPA
É comum escorrer um fio de azeite para fora da garrafa? Use um papel seco para limpar. Parece frescura, mas isso evita que o azeite de dentro da garrafa entre em contato com o de fora (que vai oxidar).

NA GELADEIRA
A geladeira é um bom local para armazenar azeite, acredite se quiser! A única coisa é que a tampa dele deve ser boa para não pegar gosto de outras coisas. No frio ele vai ganhar uma consistência mais viscosa, mas é só deixar uns minutinhos em temperatura ambiente para ele voltar à consistência normal.

Gostou das dicas? Se você cuidar bem, um azeite de qualidade dura até dois anos, porém para manter os aromas e sabores ideais, uma vez aberta devemos consumi-lo em até três meses (se uma garrafa durar uma semana em casa já é muito!).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *