Aizomê: culinária tradicional japonesa, peixes locais, gastronomia contemporânea

Hoje em dia São Paulo tem mais restaurante japonês do que pizzaria, mas quem gosta mesmo de gastronomia acaba evitando a maioria deles. Não é nem pelo fato da tradição culinária ser mudada por novos sabores (afinal, a maioria do que é servido em um rodízio paulistano tem muito pouco de japonês), mas muito pela falta de cuidado nas receitas, e principalmente na seleção dos ingredientes. Por isso mesmo que o Aizomê se destaca entre um dos melhores da cidade.


Para se servir muito a um preço acessível, o que vai para mesa é de baixa qualidade. E não tem outro jeito, a comida só vai ser tão boa quanto o seu ingrediente. Mas claro, temos maravilhosas exceções. Uma das melhores é o Aizomê. Localizado em uma discreta e charmosa casa dos jardins, lá você vai encontrar uma das melhores refeições de comida japonesa que São Paulo serve.

A palavra “AIZOMÊ 藍染” faz referência a uma técnica milenar de tingimento com índigo, o popular blue jeans do ocidente. “No Japão ainda são preservadas as tradições dessa arte que dependem da natureza, do tempo e do esmero do mestre artesão. Esse toque humano e personalizado é incorporado ao espírito do restaurante e em sua equipe, do atendimento à comida”, conta a descrição no site do restaurante que já dá o tom à base do trabalho deles: “busca dos ingredientes do campo, do mar e dos pequenos produtores de seu círculo que também valorizam o artesanal e o diferenciado”. Isso se vê em cada prato dos menus de Telma Shiraishi — que mudam quase diariamente, fazendo você querer voltar sempre!

Arroz, fatias de pargo e chá verde com dashi

 

Lulas, polvinhos grelhados e tarē de tinta.

Sorvete de matcha, shiratama dango, kuromame e kinako.

Diferente da maioria dos restaurantes japoneses em São Paulo, inclusive os renomeados, Telma nunca serviu salmão, simplesmente para evitar a compra desse peixe que hoje é praticamente só achado em criadores, prática que não só altera o sabor, como a qualidade da posta. No lugar, além de ingredientes tradicionais japoneses que se encontram aqui, ela combina peixes e ingredientes locais.

O destaque é o menu de degustação do jantar que sai por R$210, mas para quem quer algo mais comedido a recomendação é visitar o local no almoço, quando a casa serve 4 tipos de menus reduzidos, sendo o mais em conta o executivo a R$54. A carta de sobremesas — quase toda com gelatos — é feita pela nossa Márcia Garbin (também chef da Gelato Boutique). As sobremesas conversam com o cardápio, combinando ingredientes tradicionais brasileiros, com aqueles próprios da culinária brasileira, como vocês podem ver nas fotos.

A casa fica na Alameda Fernão Cardim, 39, e funciona de Segunda à Sexta das 12:00 às 14:30 para almoço, e para jantar, das 18:30 às 23:00. Sábado ele é aberto apenas para jantar, das 18:30 às 23:00. Fechado domingos e feriados.

Artigo em parceria com o site Gelatologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *