Como fazer o café coado perfeito em casa

Já que está que estamos na Coffee Week Brasil, com oportunidade de experimentar cafés deliciosos em São Paulo e Curitiba, vamos também aprender a fazer um ótimo café em casa, né (aliás, se estiver procurando por excelentes grãos, temos aqui!)? Vamos lá às dicas:

Em grão ou moído?
O ideal é sim moer o grão logo antes de fazer o café. Parece frescura, mas faz bastante diferença no sabor. Assim que o café é moído aumenta a área de contato dele com o ar, o que aumenta a oxidação. De modo que, a partir do momento da moagem o pó de café vai perdendo pouco a pouco seus aromas.

Para moer o café, o ideal é ter um pequeno moinho que de fato moa os grãos com a pressão que colocamos nas lâminas, mas se isso não for possível, um triturador, o pilão ou até mesmo o liquidificador. Claro que o resultado não é o mesmo, mas para o café coado funciona. Outra opção é comprar de locais que também moem na hora o café, que certamente será mais “fresquinho” do que os comprados na prateleira já moído.

A água
Novamente, o ideal é que a água seja mineral, mas se não for possível, pode ser filtrada. Só não é recomendável usar a água da torneira, porque o gosto do cloro interfere no sabor do café.

A água não deve chegar a ferver, porque ela ficaria quente demais e pode queimar o café. A temperatura ideal é entre90ºC a 92ºC. Para quem não usa um boiler ou outro aparelho que indique a temperatura, pode-se esquentar normalmente no fogão, basta desligar quando começar a subir as pequenas bolhas. Se você esquecer a água no fogo e ela chegar a ferver, tudo bem, basta esperar esfriar um pouquinho.

Proporção pó e água
Isso depende um pouco do gosto de cada um, mas uma boa proporção é 1 colher rasa de sopa para cada 100ml de água.

Passo a Passo: Passando o café
Para começar, o primeiro passo, antes mesmo de colocar o café do coador, é escaldá-lo. Isso é importante, principalmente se o coador for de papel, para tirar o cloro que tem no material. A água usada para escaldar deve ser descartada.

Com o pó no coador, o próximo passo é escaldar o próprio café. Isso serve para acordar os aromas do café e garantir que ele seja coado de forma homogênea. Em seguida coloca-se o restante da água em movimento circular, para mover o pó.

Depois é só servir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *