Porque amamos café na Hario V60

Ultimamente o café coado ganhou respeito, e começa aparecer em cardápios de cafeterias e restaurantes respeitados. Mas grande parte disso é devido ao método V60 da Hario.

A Hario é uma empresa japonesa fundada em 1921. Muita gente conhece ela principalmente por sua linha de utensílios para café, mas ela sua especialidade originalmente são utensílios de vidro à prova de calor. No início sua produção era voltada para laboratório, mas desde os anos 50 sua expertise chegou ao mundo dos produtos domésticos. E hoje o principal produto deles é o filtro V60.

Mas porque ele não é simplesmente um coador de vidro?

O V60 tem 3 grandes diferenciais:

  1. Um único buraco grande no meio: altera a velocidade do fluxo da água.
  2. Espirais internas: impede que o papel cole nas paredes do filtro, gerando espaço para que o ar passe e a água seja direcionada ao centro sem interrupções, além de maximizar a expansão dos grãos.
  3. Filtro de papel: os filtros comuns que utilizamos são fabricados com aplicação de cloro ou outro tipo de alvejante, o que altera o sabor do café. Já os filtros de papel da Hario não possuem alvejantes!

Os filtros V60 da Hario existem em 2 tamanhos, o 1 (uma xícara), e o 2 (duas xícaras), e nos seguintes materiais: cerâmica, vidro, plástico,acrílico, cobre e metal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *