Chemex. Você conhece esse método de coar café?

Elegante. Essa é a palavra que melhor descreve a Chemex e o café feito nela. Desenvolvida em 1936 pelo químico alemão Peter Schlumbohm, o desejo por trás da invenção era não só extrair o café perfeito, sem nenhum amargor, mas também criar um objeto de design que transmitisse o aspecto refinado de um instrumento de laboratório.

Missão cumprida. Não só o químico desenvolveu um filtro capaz de controlar a extração do sabor e cafeína, mas sua invenção hoje está em exposição permanente no Metropolitan Museum of art de Nova York e no Smithsonian, como um símbolo da estética moderna.

A grande inovação da extração está no filtro que é dobrado de tal maneira que oferece uma filtragem tripla, sem nenhum resíduo na xícara. Eles também são 20 a 30% mais grossos que os filtros comuns, e além disso em seu processo de fabricação não é utilizado alvejante e sim uma purificação com oxigênio (evitando resíduos que podem estragar a bebida e nossa saúde). Mas também é preciso dar crédito à escolha do material da Chemex em si — o vidro borsilicato. Usado na engrenharia científica ele é um material resistente, menos poroso e com menor dilatação térmica.

Há vários tipos de Chemex, cada um com uma variedade de tamanhos, mas podemos dividí-las em 3 principais grupos.

Classic = É a Chemex clássica com suporte de madeira e cordão de couro.

Handblown = Moldada à mão/soprada.

Handle = É a Chemex com alça, sem o suporte de madeira e sem cordão.

Já os filtros oficiais podem ser achados em 3 formatos: redondo, quadrado e meia-lua (este último não vem com sobras, mas é só seguir o passo a passo da caixa)

Aqui no Brasil a Chemex ainda é uma novidade, mas fora ela é mais comum. Se você lembrar bem ela até aparece no Central Perk da série Friends. O bom é que cada vez ela está mais fácil de achar, inclusive no nosso site!

Conheça também o método V60.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *