Extrato X Essência de Baunilha: Qual a diferença?

Nem Indonésia, nem Madagascar. Como dissemos aqui, o maior criador de produtos sabor baunilha no mundo é a indústria alimentícia — 95% do consumo mundial são de aromatizantes artificiais e sintéticos. A invenção desses aromatizadores sintéticos foi importante, e permitiu inclusive que a produção da baunilha natural ficasse mais barata e acessível, mas precisamos entender bem o que é o quê para decidir o como e quando consumir.

Essência de Baunilha

Como a baunilha é a segunda especiaria mais cara do mundo, seguida ao açafrão, seu popularidade faz crescer pelo mundo a venda de essências de baunilha, muito mais baratos que o extrato ou a fava, pois eles não contém de fato o fruto. Seu sabor é produzido em laboratório através de substâncias sintéticas que mimetizam seu sabor. Se você está começando suas aventuras na cozinha, e ainda está inseguro, pode preferir este, mas já garanto que com o tempo seu paladar vai preferir as opções naturais.

Extrato de Baunilha

Como o nome diz, o extrato é uma extração dos aromas da baunilha. Ele é feito com a fava natural posta em álcool para que o líquido obtenha suas propriedades aromáticas. Ele possui um sabor concentrado, e por seu meio alcoólico permite tem longa duração, assim é muito mais prático comprar ou fazer um e ir usando aos poucos, do que sempre sair em busca de uma fava de baunilha.

Ele também é muito mais caro que a essência de baunilha por motivos óbvios, mas se você tiver paciência e tempo pode fazê-lo em casa — demora pelo menos 2 meses.

Texto originalmente publicado no site Gelatologia.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *