O que é picles?

Muita gente associa a palavra “picles” diretamente à conserva de pepino. O que não é incorreto, mas o universo dos picles é muito maior que isso!

Embora o picles de pepino seja o mais conhecido aqui no Brasil, o termo se refere à todas conservas de vegetais em vinagre. Não é estranho que tais alimentos sejam desconhecidos (e até pouco apreciados no Brasil), pois a prática começou como uma forma de conservação de alimentos, principalmente em países que passavam por um inverno rigoroso.

Hoje, muitos dos picles são conservados em vinagres já prontos, mas na maioria das receitas originais o vinagre não era adicionado e sim um subproduto do processo. Os vegetais eram colocados em condições perfeitas para favorecer sua lacto-fermentação. Isso significa que os microorganismos naturalmente presentes nos vegetais iriam, no ambiente propício, fermentar, gerando o vinagre da conserva.

Mas o mais importante na escolha do picles hoje é ficar atento aos aditivos. Muitos dos picles disponíveis em supermercado, além do vinagre e especiarias, costumem adicionar aditivos químicos para aumentar ainda mais a durabilidade do produto.

Por isso nós fizemos uma seleção de picles artesanais sem nenhum aditivo! Confira no site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *